Investigação e Desenvolvimento

ULisboa promove a 3.ª Edição de Formação Pedagógica para Docentes em início de carreira

Entre os dias 2 e 5 de setembro teve lugar a terceira edição da Formação para Docentes em Início de Carreira da ULisboa, na Reitoria da Universidade de Lisboa. Dos 114 inscritos nesta iniciativa, foram selecionados 42 docentes e investigadores em início de carreira, provenientes de 13 das Escolas da ULisboa.

André Farias Filipe - ULisboa

O docente em início de carreira enfrenta inúmeros desafios. Desde logo, o seu papel enquanto docente do Ensino Superior, a que se sucede um conjunto de dúvidas em torno da prática pedagógica. Entra na academia como excelente investigador, mas na maioria dos casos sem conhecimentos pedagógicos que o preparem para enfrentar os desafios do ensino. Como refere Rugarcia et al. (2000), “a maior parte dos docentes começa a ensinar sem ter sequer cinco minutos de formação sobre como fazê-lo”.  A falta de experiência em sala de aula é uma realidade sentida por muitos.

Ciente destes desafios e com o intuito de oferecer resposta às necessidades sentidas, a Reitoria da Universidade de Lisboa promoveu, em setembro, a terceira edição do Programa de Formação para Docentes em Início de Carreira, com um conjunto de workshops, de duração total de 15h, destinado a docentes e investigadores pertencentes às Escolas da ULisboa e com pouca experiência de docente.

A iniciativa faz parte do plano de desenvolvimento pedagógico que se pretende implementar na ULisboa. O Programa para Docentes em Início de Carreira assenta em quatro pilares para o Ensino - Planeamento, Ensino, Tecnologias e Avaliação - e procura promover o início de carreira docente com mais confiança, conhecimentos relevantes e, acima de tudo, estratégias e boas práticas comprovadas pela investigação em pedagogia universitária.

Tem como objetivo facilitar a adoção de metodologias ativas por parte dos novos docentes, modelando, em contexto formativo, um ambiente ativo de ensino aprendizagem, centrado nos formandos e com recurso a diversas metodologias ativas e tecnologias educativas, promotoras de momentos interativos com o grupo.